Publicações


Gestantes afastadas das atividades presenciais em razão da pandemia podem retornar ao trabalho
Gestantes afastadas das atividades presenciais em razão da pandemia podem retornar ao trabalho - Há mais de cinco décadas, foram lançados os alicerces do RMMG Advogados em Porto Alegre, com foco principalmente no Direito Trabalhista, vocação maior do nosso fundador, Dante Rossi.
31/03/2022

Com a Lei 14.311/2022, em vigência a partir de 10 de março de 2022, as empregadas gestantes que estavam afastadas do trabalho presencial poderão retornar às atividades na empresa. A nova lei altera o regramento da Lei 14.151/2021, que determinava o afastamento da trabalhadora e o exercício das atividades em home office.

A regra anterior não tratava nada acerca da possibilidade do retorno ao trabalho das gestantes já vacinadas, bem como não abordava os casos em que a atividade laboral era incompatível com o trabalho à distância.

Com a nova legislação, embora se permita a manutenção do regime em home office (se a empresa assim entender), o empregador poderá determinar o retorno ao trabalho presencial das gestantes nas seguintes situações:

(i) quando do encerramento do estado de emergência de saúde pública (o que ocorrerá por meio de declaração pelo Ministério da Saúde, ainda com data incerta).

(ii) após a vacinação da empregada com a sua completa imunização. Neste caso, recomendamos que o empregador solicite a apresentação do comprovante de vacinação à trabalhadora para verificação da completude do esquema vacinal, bem como que seja arquivada uma cópia deste na empresa.

(iii) caso a empregada exerça sua opção individual pela não vacinação, poderá retornar às atividades mediante assinatura de um termo de responsabilidade e de livre consentimento, comprometendo-se a cumprir as medidas preventivas adotadas pelo empregador.

Vale destacar que não é obrigatório encaminhar a empregada ao médico do trabalho quando da convocação para o retorno às atividades presenciais, sendo que a apresentação do comprovante de vacinação ou a assinatura do Termo de Responsabilidade e Livre Consentimento bastam para que seja realizado o retorno ao trabalho.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas, 1212​, 17º andar | Torre Sul
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90110-000
+55 (51) 3230-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo

Rua Pequetita, 215 e 235, Escritorio 82
Bairro Vila Olimpia
São Paulo | SP | Brasil | CEP 04552-060
+55 (11) 5094-1406
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

©2021 ROSSI, MAFFINI, MILMAN & GRANDO ADVOGADOS