Publicações


Novas regras simplificam parcelamentos tributários federais
Novas regras simplificam parcelamentos tributários federais - Há mais de cinco décadas, foram lançados os alicerces do RMMG Advogados em Porto Alegre, com foco principalmente no Direito Trabalhista, vocação maior do nosso fundador, Dante Rossi.
24/02/2022

Recentemente, foi publicada a Instrução Normativa RFB 2.063/22, que promove alterações nas normas de regramentos dos parcelamentos ordinário, simplificado e para empresas em recuperação judicial. Tais modalidades se caracterizam por serem programas governamentais regulares, possibilitando, via de regra, o parcelamento de débitos tributários em até 60 parcelas.

Finalmente, foi suprimido o teto de R$ 5 milhões para adesão ao parcelamento simplificado, que constava do art. 16, da Instrução Normativa RFB 1.891/19. Trata-se de questão que já era alvo de diversas impugnações judiciais, sendo o posicionamento jurisprudencial majoritário favorável aos contribuintes pela ausência de correspondência de tal limitação em uma lei. Ou seja, o Fisco Federal criou uma limitação de adesão sem amparo legal.

Outra novidade importante é a possibilidade de adesão, em um único parcelamento, de vários débitos de tributos diversos. Trata-se de modernização que simplifica e facilita a adesão dos contribuintes e a própria atividade fiscalizatória da Fazenda Nacional.

O advogado da área tributária do RMMG Advogados, Bruno A. François Guimarães, comenta que elas vêm em boa hora. “Com efeito, modificações normativas que facilitem a vida das empresas e simplifiquem suas relações com o Fisco são sempre muito bem-vindas”, ressaltou.

Infelizmente, no que diz respeito ao Simples Nacional, tais previsões seguem não se aplicando, conforme previsão da Resolução CGSN 140/2018.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas, 1212​, 17º andar | Torre Sul
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90110-000
+55 (51) 3230-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo

Rua Pequetita, 215 e 235, Escritorio 82
Bairro Vila Olimpia
São Paulo | SP | Brasil | CEP 04552-060
+55 (11) 5094-1406
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

©2021 ROSSI, MAFFINI, MILMAN & GRANDO ADVOGADOS